Skip to content

Noticias

Os Intencionais, "Viver Aqui"

“Viver Aqui” é o novo single de Os Intencionais

Viver Aqui é o single que se segue a “Não fujas de mim” (canção com cheiro a Verão, sobre a complicada relação entre o romance efémero e o desejo de amor eterno) e mais uma vez, Silva e Henrique olham para as duas faces da moeda. A coroa da felicidade e a cara do desânimo. Ou talvez seja o inverso. Em ambos os casos, há uma solidez precocemente invulgar na escrita e uma personalidade desde já reconhecível.

Representar a beleza do comum e vulgar em cançōes pode parecer exercício de principiante, mas só está ao alcance de quem sabe fazer Cubos de Rubik sem abrir o YouTube – uma poção bebida de alguns dos mestres brasileiros em quem se inspiram. Os Intencionais têm essa valiosa e invulgar capacidade de descomplicar o difícil e fazer de equações de múltiplas incógnitas uma regra de dois simples.

Há quem venha para a cidade em busca de oportunidades, mas também há quem parta no sentido contrário ao do trânsito, sem que, no fim, a distância constitua um problema. Há sempre uma saída e sobretudo o poder da música a unir pessoas, vontades e ideias. Foi assim que nasceram Os Intencionais. Francisco Marques Silva e Henrique Ribeiro Fernandes conheceram-se quando a família do primeiro fez as malas e se mudou de Lisboa para Vila Real de Santo António.

Ambos já tinham histórico na música, na escola, em diferentes formações das quais fizeram parte, assim como da banda à qual Henrique pertenceu como trompetista. Amigos desde o começo da adolescência, congregaram esforços e começaram a escrever canções a quatro mãos, enquanto animavam noites algarvias com clássicos da folk americana, música portuguesa badalada, Beatles, Caetano Veloso ou Chico Buarque.

O diálogo cresceu e em pouco tempo Os Intencionais – uma homenagem ao poeta “natural da vila” António Aleixo – tinham nome e repertório. O resto é o princípio da história de Silva e Henrique, hoje com 18 e 22 anos, respectivamente.