Skip to content

Noticias

Capa

Marco Oliveira: “Nenhum de Nós” já está disponível

O primeiro single do seu novo álbum a editar em Maio

Marco Oliveira é um dos mais representativos fadistas e cantautores da sua geração, movendo-se entre o Fado e outros universos da música popular urbana, numa rara versatilidade: além de intérprete, é poeta, compositor e instrumentista.

Lança no mês de Maio o seu terceiro disco, produzido pelo saudoso José Mário Branco (aquele que seria o seu último trabalho de produção), de onde retiramos como primeiro single “Nenhum de Nós”.

“As pessoas é que fazem as canções. Quando as partilhamos, elas deixam de ser nossas. Chegou finalmente o momento de deixar ir. “Nenhum de nós” é um fado que escrevi sobre um longo adeus. Foi um daqueles raros momentos em que a música e a letra nascem na mesma noite. A primeira vez que mostrei este tema ao José Mário Branco, ele disse: “Isto é o medo da paixão. O medo de seguir em frente. Aqui estás o tempo todo a dizer: olha o que nos aconteceu…” Antes de entrar em estúdio, nas minhas notas apontei que seria o medo de enfrentar o futuro e guardar aquilo que nos fica por dizer, as cartas que não chegámos a enviar, as palavras suspensas entre duas pessoas. Este fado acaba por contar a história de um adeus inacabado. Espero que gostem! “

Marco Oliveira

Sobre:

Marco Oliveira, com dois discos publicados, “Retrato” (2008) e “Amor é Água que Corre” (2016), o cantautor prepara-se para editar em breve, o seu novo trabalho.

Estudou guitarra clássica no Conservatório Nacional e frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

“Retrato”, o seu primeiro álbum, foi editado em 2008, quando tinha apenas 20 anos de idade. Nesse mesmo ano, recebeu o prémio Francisco Carvalhinho, atribuído pela Casa da Imprensa. Em 2016 lança o seu segundo álbum, “Amor é água que corre” com poemas e composições originais.

Marco Oliveira festejou a passagem de ano de 2017 para 2018 com um concerto em casa da superestrela Madonna, em Nova Iorque e, juntamente com a fadista Celeste Rodrigues, o jovem fadista juntou-se à exclusiva festa acompanhado pelos Bela Quarteto. 

Esteve também na festa de aniversário de Giancarlo Giammetti, onde atuou para uma série de convidados VIP, entre eles Madonna, Valentino, Herman José e tantos outros.

Do seu curriculum contam-se apresentações no Ibero-American Guitar Festival, em Washington no Museu da Música de Praga, concertos em parceria com o guitarrista

Ricardo Parreira, na Brooklyn Academy of Music, em Nova Iorque como artista convidado, no projeto Lisboa Soul, no Centro Cultural de Belém (a solo, 2016), (EDP Fado Café, Nos Alive e Caixa Alfama), Guitar Art Festival (Belgrado), e Siesta Festival (Polónia), Riga Jazz Stage (Letónia), Festival de L’Imaginaire, em Paris, Songlines Fado Series (Londres), Estados Unidos (esgotou o Elebash City Hall), AME – Atlantic Music Expo, Dinamarca, Festival de Fado das Canárias entre tantos outros locais.

Participa também em espectáculos com Os Músicos do Tejo e tem vários projectos com a actriz Ana Sofia Paiva.

Marco Oliveira prepara para breve o lançamento do seu novo disco, produzido por José Mário Branco, tendo sido este o último trabalho do grande músico!