Skip to content

Noticias

1080×1080 instagram

Júlio Resende apresenta novo single: “Vira Mais Cinco (Para o Zeca)”

O álbum “Júlio Resende Fado Jazz Ensemble” é editado a 30 de Outubro.

 Júlio Resende lança “Vira Mais Cinco (Para o Zeca)”, o single de apresentação do novo álbum do pianista, que será editado no próximo dia 30 de outubro.

Sobre este tema, refere Júlio Resende: “É música portuguesa. É música para o Mundo. É uma espécie de Vira, para virar a música ao contrário, de pernas para o ar, como quem faz o pino. E o Zeca também procurou virar a mesa, virar para o lado melhor o mundo que vivia. Cantemos. Dancemos. Mas não fiquemos parados. Vira! Vira. O melhor da vida é o contrário do invariável”.

“Vira Mais Cinco (Para o Zeca)” faz parte do álbum “Júlio Resende Fado Jazz Ensemble”, que como diz o título se carateriza por uma surpreendente e original combinação entre os dois estilos musicais. Este trabalho contou com a participação de músicos como Alexandre Frazão na bateria, André Rosinha no contrabaixo e Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa.

Mais informação: 

Júlio Resende começou a tocar aos quatro anos de idade. Músico, pianista e compositor, conta já com sete álbuns editados, num percurso que se inicia no Jazz mas passa pelo Fado e pela Palavra e pelo Pop-Rock eletrónico, numa procura contínua do lugar perfeito que nunca existe e que só assim lhe permite explorar mais e mais.

Em 2013, baseando-se em alguns dos temas mais populares de Amália Rodrigues, Júlio Resende apresentou um novo conceito: trazer o Fado ao piano; tocar as melodias com o piano em vez de colocar uma fadista a cantar, ou seja, com o piano expressar tudo o que o Fado significa. “Amália por Júlio Resende” foi unanimemente aclamado por toda crítica musical portuguesa.

Na sequência deste projeto, o pianista lançou em 2015 o seu quinto álbum, “Fado & Further”, com a participação da catalã Sílvia Pérez Cruz, uma das maiores cantoras de Espanha.

Já em 2017 surgiu o disco mais arrojado e divergente de todas as suas criações. A partir da poesia inglesa de Fernando Pessoa constituiu uma banda de pop-rock eletrónico com influências de música indie e eletrónica à qual deu o nome de “Alexander Search”.  

Em 2019 foi a vez de “Cinderella Cyborg”, uma aventura musical, um namoro assumido entre homem e máquina! Entre o acústico do piano, da bateria e do contrabaixo e os sons eletrónicos dos pads e chips. 

Agora, em 2020, chega até nós “Julio Resende Fado Jazz Ensemble”, com uma estética completamente inovadora no mundo da música Fado e do Jazz, combinando temas originais tocados por uma guitarra portuguesa que se mescla com um piano, baixo e bateria. Explorar é a missão do artista. Não ficar no mesmo lugar estagnado. E Resende dedica-se a isso.