Skip to content

Noticias

BENJI CAPA – album DIGITAL

benji price: álbum de estreia “ígneo” já disponível

Todas as crianças sonham ser algo – umas veem no seu futuro um astronauta, outras um bombeiro, e outras tantas toda uma cornucópia de profissões. No meio dessas todas, algumas veem um super-herói. 

Filho dos anos 90, João Ferreira é um dos sonhadores pertencentes a essa geração que assistiu na fila da frente à grande explosão de avanços tecnológicos que moldou o imaginário de milhões por todo o mundo. É dessas experiências de infância e adolescência com jogos, séries de animação e a internet, aliadas a uma paixão pela música que vem desde que ainda nem sabia falar que o artista proveniente do Ribatejo cria o seu próprio super-herói músico: benji price. 

E é depois de “SYSTEM”, a sua estreia em longas-durações com o seu amigo e colaborador de longa-data ProfJam, que apresenta agora ao mundo “ígneo”, o primeiro álbum a solo, ao fim de anos de produção atrás a dar a base para brilharem com a voz grandes nomes da música urbana portuguesa da atualidade que vão desde Diogo Piçarra a Plutónio a outros tantos.

O dicionário define esta palavra como “que tem fogo ou é de fogo” ou “formado pela acção do fogo”, e é em busca de criar a sua própria chama para iluminar o seu caminho que João Ferreira usa esse adjectivo para descrever o seu alter-ego rapper. Ao longo deste seu novo projecto, o artista dá forma através das rimas e batidas a esse dito alter-ego “benji price”, uma versão hiperbólica de si mesmo, feita com o domínio da língua portuguesa e jogo de palavras com que tem vindo a cimentar o seu legado no panorama do rap luso. Produzido na totalidade por si mesmo, em parceria com outros colaboradores próximos como SPLINTER e LONER entre outros, este LP traz-nos 11 faixas que demonstram todo o seu arsenal criativo, repletas de novas sonoridades, reflexões acerca da natureza da arte do rap, trocadilhos insólitos e imensas referências a todo o tipo de obras lendárias da cultura nerd.

“ígneo” não é, no entanto, moldado duma forma linear usualmente encontrada em projectos de hip-hop: o álbum é pautado com quebras da quarta-parede entre canções, trocando entre a perspectiva de João Ferreira e o seu alter-ego, que aproxima o ouvinte do autor, convidando o colocar-se no seu lugar e experienciar o que é “terminar” uma peça de arte, uma tarefa muitas vezes descrita como impossível, não se “acabando, mas desistindo” de a concluir. 

O álbum revela-se então na sua essência como um momento congelado no tempo – aquele em que o músico ouve a sua obra quando a “completa” – e é apresentado ao público para que ele possa partilhar essa experiência íntima com o autor. “ígneo” é um sonho manifesto em música em que João Ferreira imagina a sua própria personagem – benji price.

Deste álbum fazem parte os singles “Girassóis”, “Veni, Vidi, Vici” com Mike El Nite, “Estúpido” feat 9 Miller e “Kenshin”.