Skip to content

Noticias

TheOrbandDavidGilmour_MSIC_CD+WithoutSticker

‘Metallic Spheres in colour’, recriada e remisturada é editada a 29 de setembro

‘Metallic Spheres’ pelos The Orb e David Gilmour, a guitarra e voz dos Pink Floyd, foi recriado e remisturado como ‘Metallic Spheres In Colour’. A edição acontece a 29 de setembro.

Sobre esta recriação, o produtor Youth afirma que ‘Metallic Spheres In Colour’ partiu da ideia de que Alex Paterson (fundador dos The Orb) podia ter ido mais além na primeira versão, mas não teve hipótese por termos uma filosofia de fazer música como um encontro entre a banda sonora de Blade Runner e (a canção) ‘Wish You Were Here’. Por isso, perguntei-lhe: “porque não remisturarmos e torná-lo num clássico dos Orb? É praticamente outro álbum.”

O álbum ‘Metallic Spheres’ original foi editado em 2010 e nasceu quase por acidente. No final da primavera de 2009, David Gilmour esteve em estúdio a gravar a canção ‘Chicago/Change The World’, escrita por Graham Nash para os Crosby, Stills, Nash & Young, em forma de apoio ao hacker britânico Gary McKinnon, que se encontrava em processo de extradição para os EUA. Chrissie Hynde, Bob Geldof e o próprio Gary McKinnon gravaram vozes para a canção. A campanha também recolheu o apoio de Peter Gabriel, Sting e da actriz Julie Christie.

Os pioneiros da música ambiental The Orb e o produtor Youth juntaram-se à campanha ao remisturar a faixa, e convidaram David Gilmour a gravar partes separadas de guitarra no estúdio The Dreaming Cave, de Youth, em Wandsworth. Youth e Alex Paterson, o líder dos Orb, transformaram a sessão em duas peças: ‘Metallic’, de 28 minutos, e ‘Spheres’, de 20 minutos, e editaram-na sob o título ‘Metallic Spheres’.

O álbum foi um dos primeiros de uma multinacional a estar disponível numa versão de som Surround chamada 3D60 Audio, e resiste como um dos favoritos dos aficionados da música escutada com auscultadores.

Tal como o single, os lucros do álbum foram doados à campanha de Gary McKinnon. Em 2012, ficou decidido que McKinnon não poderia ser extraditado para os EUA, em nome dos direitos humanos, nem enfrentaria nenhum processo no Reino Unido.