Skip to content

Noticias

Pink Floyd – Wish You Were Here 50 – Album Artwork

PINK FLOYD LANÇAM “WISH YOU WERE HERE 50” NUMA CAIXA DELUXE

Os Pink Floyd lançam hoje a edição do 50.º aniversário do seu álbum que marcou uma era Wish You Were Here. Lançado hoje pela Sony Music, Wish You Were Here 50 oferece aos fãs uma nova perspetiva entusiasmante sobre um dos discos mais icónicos e amados dos Pink Floyd. A edição do 50.º aniversário apresenta múltiplos discos de raridades – no centro desta coleção especial estão seis versões alternativas e demos inéditas que apresentam o oitavo álbum de estúdio dos Pink Floyd de uma forma totalmente nova que exige uma audição repetida.

Wish You Were Here 50 é lançado com grande aclamação, com os críticos a celebrarem tanto a energia renovada das misturas como o peso emocional do álbum que continua a perdurar meio século depois. O Times escreveu: “Se quiser encontrar a essência dos Pink Floyd, não procure mais: Wish You Were Here”, numa crítica de cinco estrelas. A UncutMagazine descreveu Wish You Were Here 50 como “intemporal”, enquanto a MOJO definiu o álbum como “tão relevante agora como há meio século” e a Record Collector descreveu “uma obra-prima emocionante”, ambos com críticas de cinco estrelas. O The Telegraphouviu “uma obra-prima ambiciosa de uma banda no auge do seu poder”.

O 50.º aniversário de Wish You Were Here tem sido rodeado por uma onda de nova atividade criativa em diferentes meios. O Poeta Laureado Simon Armitage contribui com uma peça que responde aos temas do álbum sobre distância emocional e ausência. O poema, intitulado Dear Pink Floyd, foi descrito pelo The Times como “uma ocasião nacional” e pelo The Guardian como “um poema épico… que parece uma mistura entre uma carta de fã e as divagações de um devoto religioso.” O artista e performer Noel Fielding criou uma série de pinturas encomendadas em homenagem a Syd Barrett e Shine On You Crazy Diamond Pts. 1 – 9, agora lançadas como um único corpo contínuo de obras. A Creative Review descreve o trabalho de Fielding como “reacendendo o mundo psicadélico cintilante do qual surgiu tanto a obra-prima mais comovente de Barrett como dos Pink Floyd.”

Para celebrar o lançamento, uma série de quatro dias de lojas pop-up Wish You Were Here 50 abrem hoje, oferecendo aos fãs uma forma física de entrar no mundo que moldou o álbum. Em colaboração com a News & Coffee Studio, pop-ups abrem nos quiosques da News & Coffee em Londres, Barcelona, Los Angeles e Paris. Cada localização exibe uma edição exclusiva Wish You Were Here 50 do fanzine Brain Damage, uma reativação do projeto editorial originalmente fundado pelo autor e historiador dos Pink Floyd, Glenn Povey. O fanzine aparece em cinco edições em todo o mundo, com 250 exemplares numerados individualmente exclusivos de cada um dos quatro quiosques. Os fãs também poderão adquirir uma edição limitada de edição de aniversário de Wish You Were Here 50, juntamente com uma gama de merchandising comemorativo. Todos os itens pop-up são estritamente limitados, e os fãs são incentivados a chegar mais cedo. Os horários de abertura e informações podem ser encontrados aqui.

Wish You Were Here 50 é lançado em vários formatos, incluindo 3LP, 2CD, Blu-ray, digital e um Deluxe Box set. O lançamento digital inclui o álbum original de 1975, com uma nova mistura Dolby Atmos de James Guthrie, cujo trabalho com os Pink Floyd remonta a The Wall, de 1979. Inclui também 25 faixas bónus compostas por nove raridades de estúdio, e 16 gravações ao vivo capturadas pelo renomado bootleger Mike Millard no concerto dos Pink Floyd na Los Angeles Sports Arena a 26 de abril de 1975, que recebe agora o seu primeiro lançamento oficial. O áudio ao vivo foi meticulosamente restaurado e remasterizado por Steven Wilson. A edição Blu-ray também dá aos fãs a oportunidade de ver três filmes da digressão da banda em 1975, além de um curta-metragem de Storm Thorgerson. Os formatos 3LP e 2CD incluem o álbum original e as nove faixas bónus de estúdio. O Deluxe Box set inclui todos os 2CD, 3LP (em vinil transparente exclusivo) e material Blu-Ray, além de um quarto LP de vinil transparente, Live At Wembley 1974, uma réplica japonesa de 7″ Single de Have A Cigar b/w Welcome To The Machine, um livro de capa dura incluindo fotografias inéditas, um programa de tour em banda desenhada e póster de concerto de Knebworth. Merchandise exclusivo do 50º aniversário, juntamente com lançamentos de produtos de edição limitada, também estarão disponíveis em PinkFloyd.com.

Em 2025, o apoio ardente e o fascínio em torno da música dos Pink Floyd permanecem. A versão recém-restaurada de seu inovador filme de 1972 Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXIIinvadiu as bilheteiras em todo o mundo, com o álbum ao vivo a estrear em #1 na UK Albums Chart, marcando o primeiro lugar das tabelas britânicas da banda em onze anos e o sétimo na sua carreira. O filme foi elogiado pela crítica e pelo público em todo o mundo, com o The Guardian descrevendo-o como um “retrato mesmericamente peculiar de uma banda à beira da grandeza”.

Wish You Were Here continua a ser uma referência constante nas listas dos maiores álbuns de sempre. O êxito multi-platina #1 foi o primeiro dos Pink Floyd a alcançar o topo das tabelas em ambos os lados do Atlântico, tornando-se o álbum mais rápido da banda. Em 1973, os The Dark Side of the Moon transformaram os Pink Floyd de uma banda britânica de enorme sucesso para um dos maiores grupos de rock do planeta. Wish You Were Here foi a resposta poderosa da banda à sua recém-descoberta fama global.

50 anos desde o seu lançamento, Wish You Were Here soa tão ressonante e vital como sempre, e ao alcançar este marco merece ser celebrado novamente. Esta edição especial de aniversário permite que os fãs, pela primeira vez, mergulhem mais fundo num momento crucial na história do Pink Floyd.