Skip to content

Noticias

GAEREA

GAEREA ANUNCIAM NOVO ÁLBUM “LOSS”

Depois de mergulhar nas trevas aquáticas com “Submerged“, o coletivo português regressou no passado dia 17 de outubro com “Hellbound“, um novo single que rasga no limite entre vulnerabilidade e agressão — e que chega como antecâmara de “Loss“, o quinto álbum da banda e estreia pela Century Media – Sony Music, com edição marcada para 20 de março de 2026

A banda comenta:

“’Hellbound’ é uma faixa intensa e catártica, que mergulha a fundo em temas de culpa, desgosto e autodestruição. Com riffs abrasadores e vozes viscerais, capta a tensão entre vulnerabilidade e agressão, amor e traição. Imagens vívidas de fogo, espinhos e fantasmas inquietos amplificam o seu peso emocional cru, tornando-a simultaneamente assombrosa e empoderadora.” 

Isto é GAEREA no seu estado mais intransigente: uma canção que ressoa junto de quem procura música sombria, emocional e confrontacional. GAEREA é, no essencial, um belo enigma enraizado na extremidade musical e numa paixão absoluta. Em menos de uma década, o coletivo mascarado, nascido na cidade do Porto, navegou por incontáveis matizes sombrias do metal até chegar ao seu quinto álbum e estreia na Century Media, “Loss“.

Loss” é o som de GAEREA a definir-se e redefinir-se, incorporando elementos do passado post-black da banda com uma sonoridade mais afiada e melodias assombradas. O disco mostra a banda a romper a crisálida criativa e a explodir em algo tão envolvente quanto inesperado: há voz cantada, há refrões tão cativantes e passionais quanto os das melhores canções de rock e metal. E, ainda assim, por entre todo o tumulto emocional, é inconfundivelmente GAEREA

Nos últimos meses, os GAEREA levaram o seu espetáculo ao vivo enérgico e expressionista a palcos por toda a Europa, em nome próprio perante salas esgotadas e em festivais como o Brutal Assault (Chéquia), Alcatraz (Bélgica) e Summer Breeze(Alemanha). 
Agora chegou a vez de Portugal receber o coletivo. Em Dezembro os GAEREA atuam dia 4 no Hard Club no Porto e no dia seguinte no LAV em Lisboa. prometendo dois espetáculos carregados de intensidade, misticismo e entrega total por parte daquela que é, de há uns anos a esta parte, uma das bandas extremas nacionais mais internacionais de todos os tempos. 

Para estas datas especiais no Hard Club e no LAV – Lisboa Ao Vivo, os GAEREA vão contar com a companhia dos APOTHEUS, um dos nomes mais interessantes do metal progressivo português. Oriundo de Paços de Ferreira, o grupo formado por Miguel Andrade na guitarra e voz, Albano Von Hammer na bateria, Tiago Santos na guitarra e Daniel Rocha no baixo, destacou-se com a edição do álbum «Ergo Atlas», de 2023, um elaborado registo conceptual que alia peso, melodia e uma forte componente narrativa de forma muitíssimo equilibrada. 
Portanto, a sua presença nestas duas noites garantirá um início de jornada tão intenso quanto estimulante. 

Fundados em 2016, os GAEREA têm vindo a conquistar paulatinamente o universo da música mais extrema com uma discografia que alia a ferocidade do black metal a uma componente emocional profunda e a um sentido estético muito próprio. Desde o lançamento do EP homónimo em 2016, a banda trilhou um caminho de ascensão constante, com os álbuns «Unsettling Whispers», de 2018, «Limbo», de 2020, «Mirage», de 2022, e o mais recente «Coma», do ano passado, a cimentarem o seu lugar na vanguarda do black metal internacional. 

Bilhetes à venda em primemartists.eu e nos locais habituais.